29 de set de 2012

Balanço!

Volvido um mês cheio de novas experiências pode dizer-se que o balanço é positivo!



1ª Semana

Feito para a escolinha!

O Vasco parece estar "feito" à rotina matinal! Beber leitinho, vestir... correr com as chaves e o Mikey para a porta mal eu digo a palavra rua! Durante o dia esforço-me por mergulhar no trabalho e ocupar-me de pensamentos distantes do Vasco. Mas passo por momentos em que só me apetece ir agarrar o meu bebé, outros em que o movimento em casa é tão calmo que o meu cérebro confunde o mínimo barulhinho com a presença dele! A minha hora de almoça duraaaa... Saudades... :( 
Ao fim do dia o Vasco recebe-me com um abraço enorme e "esfrega-se" todo no meu pescoço! Tão bom! Passei a saber o que é receber miminhos! Sim, porque o Vasco não era nada dado a estas lamechices! Durante esta primeira semana regresso a casa de "peito cheio"! Tantos elogios ao meu bebé! Brincalhão, bem disposto... Foi carinhosamente apelidado de "menino bonito"! Que mais poderia querer uma mãe?! Em casa está muito mais calmo. À hora da refeição já não há brincadeiras ou grandes birras! (Fiquei surpreendida por saber que na escolinha ele come sentado à mesa, calmamente, como gente grande!)

Ahhh e ao fim de uns dias, poucos, estou em choque com os dentes da Lara tatuados no bracinho do Vasco. Pormenores dos primeiros anos da vida acadêmica deles! Normal dizem!

Resumindo, esta primeira semana foi muito feliz para ele e para nós mas o cansaço de novas brincadeiras, novas experiências é evidente! O Vasco cai na cama super cedo!

2ª Semana

O Vasco não dorme! :\

Pois é... Desde os 7 meses que o habituei a fazer 2 boas sestas, manhã e tarde. Se a isto juntar uma noite bem dormida, pode dizer-se que o Vasco tinha pilhas sempre carregadas! Sempre bem disposto! Acontece que na escolinha passou a almoçar às 11.30h e a dormir só à tarde... Uma cama nova, amigos no mesmo quarto, horários diferentes... Todos os dias ao chegar o Vasco corre de braços abertos para mim, os miminhos continuam a ser os mesmos mas as olheiras começam a evidenciar-se e a auxilar tem sempre o mesmo recado! "O Vasco não dorme!"
Passámos a ter novos horários e desalinhos... :( Em casa, o Vasco acorda de hora a hora durante a noite...chora como se tivesse pesadelos e depois das 6h da manhã só os desenhos animados e o leitinho o acalmam! Começo a ficar preocupada porque na escolinha... "O Vasco brinca muito, come bem... mas não dorme"...

Passaram duas semanas. Estamos os 2 de rastos.

3ª Semana

Estratégias para dormir!

Começámos com fim de semana de ranhocas e tosses...nada de febres, nada de muito especial! Escolinha 5 estrelas! Brinca, come bem... passou a conhecer o espaço que o rodeia como a palma da mão e já é o "rei do pedaço"! Quer dizer... o Martim, uns meses mais velho, lidera com traquinices que não imaginamos possíveis num pimpolho tão pequeno! lol
A história do "não dorme" está mais ou menos resolvida! O Vasco passou a dormir um pouco mas sempre menos de 1hora!

Primeira estratégia - Tirá-lo do berçário mal acorda para que não acorde os outros com as cantorias. Mas o problema não está resolvido!

Segunda estratégia - O Vasco passou a dormir na sala Vip!!! A sua caminha foi transferida para a sala da Educadora porque é o único que não está habituado a dormir com outros meninos, pode ser que resulte...
Não resultou a 100%! Dorme mais ou menos 1hora mas como a cama é baixa, mal acorda, pula fora!  

Próxima semana, nova estratégia, porque de resto está tudo 5 estrelas!

4ª Semana

O Vasco não come!

O Vasco ainda está muito constipadito! Voltamos aos mini babetes... muita ranhoca e baba. Dentes a caminho! De noite já não chora e passou a acordar mais perto das 7h da manhã! Assim que eu digo "vamos para a escolinha" já está a acenar "adeus" com a força toda!!! Já tem noção da rotina e que o deixo na escolinha... Mal chegamos atira-se ao colo da educadora e levo com um tipo "Vai! Adeus, estou entregue!" :)
Ora depois das estratégias de sono, solucionadas com uma cama de viagem que depois de uns dias de experiência na sala Vip já passou a estar no berçário junto dos outros meninos, o Vasco esta semana não come! De manhã não quer leite, papa, nada... :( Só bolachas, bolachas, bolachas... e o recado do fim do dia passou a ser... "O Vasco não come!"... Em casa devora o jantar. Claro, com fome...! Não quer nada triturado. Pêra e maçã "é para bebés" deve pensar! Mas mesmo levando as frutas que ele gosta, partidas ao seu jeito, parece que a "comunidade" toda gosta mais que ele!

Felizmente, o Vasco já faz uma boa sesta na escolinha, continua a brincar muito bem, já não traz tantas nodoas negras porque já conhece bem os cantos do espaço que o acolhe e nos últimos dias passou a comer tudo... ao colo!

O miminho do fim do dia não muda! Corre a abraçar-me mal me vê e quem leva com o "adeus" é a auxiliar! Não descansa enquanto não saímos para a rua!

Durante esta semana o meu menino festejou 15 meses! O tempo vooa!

E assim se passou um mês, cheio de coisas novas para ele... e para mim! :) Tudo normal!

28 de set de 2012

Outono Outono!...

Não nos queríamos convencer mas ele chegou mesmo!
O Outono!

Ainda nos tentou trocar as voltas por uns dias fingindo-se passar por Primavera. Ora choramingando uma chuvita ora rindo com um ou outro raio de Sol... Mas certo é que temos de encarar o calendário e admitir que um agasalho já sabe bem!


O João Pedro nasce este Outono e para isso pincelei uma fraldinha "da época"!

25 de set de 2012

2 Etapas!


A mamã tem 2 amores!
O Santiago!
Que está quase a chegar!
E o Gui!
Na escolinha ansioso a aguardar!



18 de set de 2012

Príncipe Francisco!

Ora mais um desafio!
Difícil! Foi assim que encarei! Pela positiva, claro!
Fico com um nervoso miudinho sempre que me vejo em situações destas... fazer algo para alguém que conheço como pessoa prendada e exigente! :) No entanto, penso ter superado o objectivo e no final senti-me realizada por ter contribuído para um dia tão feliz e para que esta mãe (de 3filhos!) não perdesse tempo com mais pormenores e preparativos para o dia do seu príncipezinho! 


A mãe deu o mote, o convite feito por ela!
O Francisco é bebé mas quisemos transmitir o mundo das brincadeiras dele sem recorrer ao tradicional "azulinho", fugir dos anjos, cetins e brilhantina!!


 O livro das mensagens



 As lembranças! Docinhas!


Gostei!