1 de jun de 2009

Dia da Criança!
Hoje mima-se. "Ontem" também! Eu lembro-me! Hoje quero festejar de novo! Não com mimos, prendinhas, festas ou doces! Quero celebrar com lembranças e por instantes voltar a ser criança! Se recordar exactamente este dia, vejo-me trazida pela mão do meu pai até às actividades na Casa do Pessoal! Das pinturas aos palhaços, ao teatro, ao saco do lanche... lembro-me de tudo!
Hoje não quero só recordar este dia! Quero fechar os olhos, mais uma vez, e quero sonhar com tantos dias em que fui criança! Quero sonhar com o sabor das "azedas" e do "pão porrinho" que me faziam correr no campo.
Quero lembrar-me da dor dos picos das alcachofras que apanhava para queimar na fogueira dos Santos Populares, e das marchas que fazia com os amigos da minha rua.
Hoje quero ter saudades dos meus amigos de infância com os quais corria rua fora, com os quais andava de bicicleta, com os quais disputava uma lata para jogar "aos cantores" e cantar mais alto.
Hoje quero voltar mais atrás ainda e saborear o vento a bater na minha face nas noites de Verão em que o meu pai me levava de mota até ao café! Humm, e depois do vento que bem sabiam as chiqueletes!!! "Não engulas!!" Dizia a sra do café!!
Hoje quero aprender a apertar os atacadores de novo! Foram tantas as caminhadas pelo campo. Os mesmos trilhos que o meu pai ainda hoje percorre. Lembro as lágrimas em que durante uma caminhada estagnei por causa dos malditos atacadores!! E lembro a alegria e vaidade com que corri logo de seguida só para lhe dizer que tinha sido capaz de dar o maldito laço!!
Hoje gostava de voltar a andar de bicicleta! Mas na da minha mãe! Sentada atrás com ela a guiar-me! Até podiamos vir da feira, como à uns anos, e a comer aquelas ameixas fresquinhas acabadas de comprar!!
Hum, e como radiava ao ve-la voltar das compras! Havia sempre um tabulete da "Regina" no fundo da cesta das compras! Daquelas fininhas com sabores de fruta!! Hummm!!!
Gostava de voltar a brincar às casinhas com o meu irmão! De voltar a tomar chá no serviço de porcelana da nossa mãe! Sempre às escondidas claro! Voltaria só para lhe dizer no dia, que fui eu que parti o bico do bule!!
Hoje até gostava que voltasse a ser o Natal de à uns anos!! Para correr de casa em casa. Das tias, dos avós,... e deixar um sapato em cada lareira. Havia sempre miminhos do Menino Jesus!
Hoje gostava de brincar de novo com um iô-iô de serradura na feira de Maio! Ou de voltar ao dia em que o meu pai me trouxe uma "Ondamania" duma ida a Lisboa!!
Tanta lembrança! Do Dia da Criança, dos dias em que fui criança. Hoje só quero recordar e festejar por ter sido criança. Talvez um dia não chegue. Para lembrar, para voltar a sonhar e festejar! ...ter sido um pouquinho palhaço, criança. Feliz! Cresci... E afinal porque sempre gostei de palhaços tristes?...

Um comentário:

Cristina disse...

Olá muito expressivo este palhaço e mesmo a dar com o dia de hoje
bjs